Hermano de Sousa
presidente
Mensagem
do Presidente

A Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF), nascida a 6 de Agosto de 1998, é uma associação de entidades públicas e privadas que tem como objetivo primordial a defesa dos interesses dos stakeholders do porto da Figueira da Foz. 

A CPFF contribui para o desenvolvimento e promoção do porto comercial da Figueira da Foz e defende a manutenção e criação de condições estruturais que permitam a este porto continuar a crescer de forma sustentada por forma a apoiar as operações dos seus associados, sejam elas relacionadas com a exportação ou com importação geradora de valor acrescentado para a região e para o país.
 
O porto da Figueira tem um contributo essencial para um vasto leque de empresas que atuam à escala europeia ou global e que neste porto assentam as suas operações de forma sustentada devido à, sua competitividade, proximidade e pela agilidade para as suas cadeias de abastecimento.
No porto da Figueira concentram-se operações de carga cujos produtos valem cerca de 1.5% do PIB Português. A CPFF quer continuar a apoiar o sector exportador e importador gerador de valor acrescentado e a contribuir para a localização de novas atividades industriais no hinterland do porto da Figueira da Foz.

O futuro do porto é promissor face à perspetiva de re-industrialização da Europa e é com grande expectativa que aguardamos a realização da melhoria da acessibilidade marítima ao porto, permitindo o acesso a navios de maior dimensão, bem como investimento publico nas ligações rodo e ferroviárias ao Porto da Figueira, nomeadamente:

  • Requalificação da EN109, nomeadamente na sua ligação entre a Figueira e Leiria.
  • Duplicação da capacidade ferroviária no eixo Verride- Alfarelos
  • Reativação do ramal da Figueira da Foz, como solução de backup à linha do norte.

Embora o modelo governativo da CPFF seja totalmente independente da Administração Portuária e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, tem havido ao longo dos anos uma estreita colaboração entre estas três entidades o que tem permitido não só ultrapassar dificuldades mas sobretudo criar interessantes oportunidades de desenvolvimento.

Estatutos
da Associação

Estatutos da Associação

Orgãos Sociais
Direção para o mandato 2020/2022

01 . Presidente Celbi (representada por Hermano de Sousa) 
02 . Vice-Presidente Operfoz (representada por Paulo Niza Mariano)
03 . Vogal Acembex (representada por Luís Vasconcelos)

Assembleia Geral

01 . Presidente The Navigator Company (representada por Gonçalo Vieira)
02 . Secretário CMFF (representada por Ana Carvalho)
03 . Secretário Medway (representada por Carlos Vasconcelos)

Conselho Fiscal

01 . Presidente Agência Marítima Foztráfego (representada por Raúl Capão)
02 . Vogal Agência Marítima Eurofoz (representada por Eduardo Monteiro)
03 . Vogal Fozpor (representada por Susana Pinho)